WORKSHOP COM AGENTES CULTURAIS NO ÂMBITO DA CRIAÇÃO DO OBSERVATÓRIO DA CULTURA

Categoria:
Publicado por: Mamadu Alimo
Data: Outubro 13, 2025

No âmbito da implementação do projeto “Moransa di Cultura” foi promovido nos dias 7 e 8 de outubro, o workshop de auscultações de agentes culturais para a construção do Observatório dos Direitos Culturais na Guiné-Bissau, permitindo assim o acesso à informação detalhada sobre o panorama cultural e criativo do país.

O encontro de dois dias, juntou criadores, agentes culturais de diferentes regiões do país e investigadores com o objetivo de aprofundar a reflexão sobre a situação cultural do país e incentivar contribuições para a melhoria do contexto e do mercado da cultura do país, possibilitando o acesso a dados precisos sobre o mercado e as práticas culturais o que dará suporte à formulação de políticas informadas e eficazes; montar a biblioteca das artes.

No primeiro dia, os participantes tiveram uma aula teórica dada por Miguel de Barros sobre as noções da Cultura no Mundo, em África e na Guiné-Bissau das academias ao processo de ensino e aprendizagem, as dimensões de análise e de operacionalização que interessa “observar”, permitindo com isso aos participantes refletirem sobre seus conhecimentos e experiência.

Também se debruçaram com o orador Carlos Sangreman sobre a experiência dos observatórios dos Direitos Humanos assim como o Observatório da Mulher, desenvolvidos no quadro da Casa dos Direitos.

Os participantes propuseram que o observatório deverá ser capaz de trazer soluções com vista a transformar a cultura num instrumento da cidadania, mas para isso deverá promover um diagnóstico exaustivo sobre a problemática dos aspetos culturais, a elaboração de dados credíveis do sector cultural e valorizar a questão cultural em todas as suas dimensões.

O projeto “Moransa di Kultura” é financiado pelo Instituto Camões e implementado pela Tiniguena em parceria com ACEP, visa contribuir para a existência de um ecossistema favorável ao desenvolvimento da economia criativa através da criação de serviços culturais geradores de renda e baseados na profissionalização dos serviços artísticos.

A Tiniguena é uma organização não governamental guineense fundada em 1991, que visa promover o desenvolvimento participativo e durável, baseado na conservação dos recursos naturais e culturais e no exercício da cidadania.
Copyright © 2025 Todos os direitos reservados
Criado por: ClickDev - Tuduticket, LDA
magnifiercrosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram