Tiniguena iniciou a missão de Avaliação de Segurança Sementes que será realizada em 3 regiões a nível nacional, passando pelas comunidades de Madina Sara e Sintchã Suto (Bafatá), de Pantufazinho e Bafata Oio (Oio) e Gã Djatra e Berculom (Quinara).
Esta atividade, com duração de 3 meses, tem como como objetivo avaliar a situação e necessidades de segurança de sementes, para possibilitar o desenvolvimento de uma plano de ação para melhoria/resgate de sementes locais, estratégicas para a segurança alimentar e nutricional das comunidades acima mencionadas. Com isto espera-se também contribuindo assim para uma melhor compreensão da situação da segurança de sementes a nível nacional e para o desenvolvimento de planos de ação personalizados para cada região e ultimamente para o desenvolvimento de políticas agrícola que protegem os interesses dos pequenos camponeses.
A metodologia de trabalho, desenvolvida pela parceira da Tiniguena Seed Change, analisa 3 sistemas fundamentais, nomeadamente o Sistema Agrícola, o Sistema de Sementes e o Sistema Segurança de Sementes. A metodologia também, é participativa e sensível à desigualdade incluindo, mas não se limitando ao género, rendimento, etnia, práticas religiosas etc. Esta ferramenta pode proporcionar uma compreensão abrangente do estatuto de segurança das sementes de toda a comunidade e destacar oportunidades de acção.
Esta atividade enquadra-se no âmbito do projeto de Reforço da Igualdade de Género através da Agroecologia – “EGALE-AO” financiado pelo Governo Canadiano e com co-financiamento e Parceria da Inter Pares
A primeira fase, em Madina Sara teve a duração de 4 dias, e contou com uma equipa constituída por camponeses da comunidade, técnicos da Tiniguena de varias áreas de estudo entre os quais agrónomos, gestores, economistas e juristas e parceiros especialistas em Sistemas de Sementes e Recursos Genéticos Vegetais.
Durante esta, fase a Tiniguena teve tambem honra de receber as equipas da Inter Pares e da Seed Change que acompanharam todo o processo, tendo também a oportunidade não só de conhecer de perto o trabalho realizado pela Tiniguena no âmbito deste projeto, mas também de conhecer e interagir.
@tiniguena