
A Tiniguena e a Rede de Jovens Bijagós em Defesa de Clima (REJOBIC) da Ilha de Canhabaque promoveram a limpeza da praia do Parque Nacional Marinha João Vieira e Poilão, visando contribuir para a proteção do meio ambiente e o bem-estar da comunidade e das tartarugas.
Na limpeza, envolveram-se 25 jovens pertencentes a Rede de Jovem Bijagós em Defesa do Clima (REJOBIC) provenientes da ilha de Canhabaque, que retiraram lixos nas diferentes praias do parque com o objectivo de promover a preservação ambiental, a conscientização da população e o fortalecimento do senso de responsabilidade coletiva tendo em consideração que o parque João Vieira e Poilão é um dos locais mais importantes a nível mundial para a preservação das tartarugas verdes.
Para além da retirada dos lixos, foram também colocados tanques de lixos nos lugares estratégicos.
“Praia é um espaço natural de grande importância ambiental, social e econômica, sendo fonte de lazer, sustento e identidade cultural para a comunidade local. No entanto, o acúmulo de resíduos sólidos tem causado impactos negativos ao meio ambiente marinho, à saúde pública e à imagem do local. Os jovens foram organizados em grupos e receberam orientações sobre a segurança, separação de resíduos e áreas de atuação” Naentrem Sanca, técnica do projeto AC-FAO.
Esta ação decorre no âmbito do projeto Ação Climática Feminista na África Ocidental (ACF-AO), implementada em parceria com a ONG canadiana INTER PARES, a fim de aumentar as respostas comunitárias à adaptação das mudanças do clima e o reforço da participação das mulheres rurais e dos jovens na governança local da biodiversidade e na ação climática.