
Os comunicadores das organizações da sociedade civil aprimoraram os conhecimentos na produção audiovisual, técnica de monitoramento e em conceitos de design para as médias sociais, com intuito de não só melhorar as qualidades das imagens e vídeos, mas também dos conteúdos que promovam a participação dos cidadãos no debate público, interagindo e exprimindo suas opiniões.
A sessão de formação decorreu no Centro Cultural Franco-Bissau-Guineense durante todo o mês de abril e maio, e juntou uma dúzia de jovens comunicadores das organizações da sociedade civil sob a coordenação da Tiniguena e da Fundação Getúlio Vargas (FGV) do Brasil.
Os participantes fizeram trabalhos práticos e individuais de produção de conteúdos visuais sobre diferentes temas: criação de moodboard sobre personalidade de marcas, planejamento de comunicação e monitoramento das páginas e individualidades nas redes sociais.
No ato de encerramento, o diretor executivo da Tiniguena, Miguel de Barros lembra aos participantes suas responsabilidades na promoção da cidadania ativa nas suas organizações através de tecnologias de informação, exortando-os a alimentar a visão do “I-participate”, com conteúdos inclusivos e participativos, tendo realçado a criação de um estúdio equipado de produção de conteúdos em formatos de vídeos e podcast no centro CFBG.
A plataforma estará vinculada ao site da Convenção Cidadã e Agenda Cultural de Bissau, com um carrossel de notícias em flahs sobre temáticas da participação cívica, gênero, ambiente, direitos humanos, saúde pública, justiça, democracia, cultura de paz entre outros.
Idrissa Djaló, em nome dos participantes, disse que a formação não só permitiu o aprimoramento dos conhecimentos, mas também os desafiou a produzir conteúdos que não são da tendência de manipulação, mas que irão enriquecer as plataformas digitais e contribuir na mudança do comportamento cívico positivo.
Esta formação enquadra-se no âmbito da implementação do projeto “I-Participate”, e visa contribuir na participação democrática e no debate público, possibilitando um envolvimento crescente da população e uma expressão mais ampla de sua vontade de servir de repositório de vídeos criados e partilhados nas redes sociais, com funcionalidades que permitem a gestão da agenda cultural e dos espaços onde os cidadãos podem interagir, compartilhar, comentar os conteúdos e exprimir suas opiniões sobre assuntos públicos.
O projecto é financiado pelo PNUD e está sendo implementado pela Tiniguena em parceria com o Centro Cultural Franco-Bissau-Guineense.