MULHERES EMPREENDEDORAS REFLETEM SOBRE OS DESAFIOS NA DIVERSIFICAÇÃO E INOVAÇÃO DOS SEUS NEGÓCIOS

Categoria:
Publicado por: Mamadu Alimo
Data: Outubro 9, 2024

A Tiniguena promoveu um Djumbai de partilha de experiência e de reflexão sobre o papel do ecossistema empreendedor na promoção do empoderamento socioeconômico das mulheres, os desafios nos seus cotidianos de negócios e a forma de superá-los.

O Djumbai juntou cerca de 10 mulheres empreendedoras (cooperativas e iniciativas particulares) provenientes de diferentes regiões (Bolama, Biombo, Bissau, Cacheu Gabú e Oio), identificadas no mapeamento realizado no quadro do projecto Mulheres Empreendedoras nos Países Africanos de Língua Portuguesa (PALOP) com vista ao reforço das suas iniciativas e inclusão em plataformas nacionais e internacionais especializadas.

Essas mulheres contaram suas histórias de entraves, sucessos e resiliências. As problemáticas tributárias, o acesso aos créditos e a burocracia constituem as maiores entraves para a suas permanência no mercado de negócios. Também admitiram a fraqueza na gestão financeira dos seus empreendimentos e no processo de suas divulgações.

“Aqui, fomos reais, não romantizamos o que se passa no nosso quotidiano”, disse uma das participantes Tânia Proença para de seguida exortar que seja criada uma rede de mulheres empreendedoras de forma a se apoiarem para o desenvolvimento não só do sector, mas no empoderamento cada vez mais forte das mulheres e inspirarem outras ideias inovadoras.

O evento testemunhado pela Agencia Nacional de Empreendedorismo, contou com uma exposição de diferentes produtos artesanais, cosméticos e produtosalimentícios à base de produtos naturais.  

De salientar que o projeto de Mulheres Empreendedoras está a ser implementado em rede em simultâneo em 5 países dos PALOP (Guiné-Bissau, Moçambique, Angola, Cabo Verde e S. Tomé e Príncipe) em parceria com a Associação para a Cooperação Entre os Povos (ACEP). Isto com vista a contribuir para a promoção de um ambiente favorável à realização dos direitos das mulheres e ao seu empoderamento no sector económico, social, cultural e político e para a criação de um programa de comunicação e de amostra pública de forma a dar visibilidade às iniciativas de empreendedorismo.

A Tiniguena é uma organização não governamental guineense fundada em 1991, que visa promover o desenvolvimento participativo e durável, baseado na conservação dos recursos naturais e culturais e no exercício da cidadania.
Copyright © 2025 Todos os direitos reservados
Criado por: ClickDev - Tuduticket, LDA
magnifiercrosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram