
No âmbito da iniciativa I-Participate, foi inaugurado nesta terça-feira o Centro de Recursos denominado “Kau Cast” para jovens e a todos os cidadãos interessados. É um espaço que visa impulsionar a participação e engajamento cívico dos jovens nos debates públicos, aproveitando as vantagens das tecnologias para se informarem, formarem, expressarem e influenciarem.
O Centro de Recursos “Kau Cast”, que fica no Centro Cultural Franco Bissau-Guineense, integra um estúdio áudio visual e um espaço coworking equipado com computadores e livros para os jovens efetuarem as suas pesquisas e trabalhos escolares ou das suas organizações.
O ato da inauguração foi testemunhado, pela secretária de Estado da Cultura, Nancy Cardoso, Embaixador da França, Arnaud Roux, Representante Residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Alessandra Casazza, a Diretora-Geral da Cultura, Cynthia Cassamá, Diretor Executivo da Tiniguena, Miguel de Barros, Diretor do CCFBG, Paul Barascut, e distintos representantes da União Europeia, Instituto Marques de Vale Flor e ONG´s parceiras, e diferentes organizações e redes juvenis.
Durante as intervenções a Secretaria de Estado da Cultura, Nancy Cardoso, disse que Kau Cast é um espaço onde os jovens podem dialogar, trocar ideias e projetar os seus futuros e influenciar as decisões dos decisores sobre suas prioridades. Agradeceu as instituições implicadas na concretização desta iniciativa exortando aos jovens a fazerem um bom uso do espaço sendo uma grande oportunidade de caminharem por si próprios.
O embaixador da França, disse que o espaço promove a literacia digital e debate público e realçou o seu compromisso na promoção da cidadania participativa através do Centro Cultural Franco Bissau-Guineense.
Por seu lado, representante do PNUD realçou que a iniciativa nasceu com intuito de promover a cidadania ativa, criatividade e diálogo democrático e desenvolvimento cívico para jovens e organizações da sociedade civil com acesso ao estúdio de gravação de podcast e audiovisual temáticas baseadas em pesquisa equilibrada que serão difundidos através de rádios comunitárias e redes sociais facilitando a população a ter informações fiável e incentivar a participação cívica na vida publica.
Para o diretor executivo da Tiniguena, o I-Participate é a “emancipação das vozes dos jovens”, neste sentido realçou a responsabilidades dos jovens enquanto “atores cívicos na mobilização social através dos conteúdos que sejam capazes de dialogar com as questões da agenda publica em diferentes temáticas e criar suas próprias agendas e compromisso com desenvolvimento das suas comunidades e do país.”
De salientar que foram treinados jovens comunicadores das organizações da sociedade civis, jornalistas e influencers digitais na matéria ligada a Comunicação Digital e Gestão de Mídias Sociais, técnicas de produção áudio visual, técnica de monitoramento, conceitos de design para as médias sociais, e técnicas de maneio e produção de podcast.
O “I-Participate” é uma iniciativa das organizações da sociedade civil da Guiné-Bissau, em parcerias com o Centro Cultural Fanco Bissau-Guineense e Projeto Boa Governação, que por meio de uma plataforma digital visa ampliar o espaço de diálogo e debate público, especialmente entre os jovens, sobre as problemáticas das suas comunidades, acelerar o fluxo das comunicações, assegurando a integridade das informações facilitando a comunicação em massa, tornando a esfera pública mais democrática e acessível e promover o acesso às novas tecnologias e à literacia digital.
É financiado pelo PNUD, através do Projeto PACE (Projeto de Apoio ao Ciclo Eleitoral) na Guiné-Bissau, implementado pela Tiniguena, em parceria com o Centro Cultural Franco-Bissau-Guineense e Centros de Recursos nas regiões.