
Os membros das estruturas de gestão das unidades de produção de peixe fumado, de arroz e de óleo de palma, todas nas regiões sul do país (Quinara e Tombali), foram capacitados na gestão financeira, desde os desafios até as estratégias tendo em consideração a especificidade de cada unidade e da sua situação geográfica, bem como da importância dos mesmos na promoção dos seus produtos e no impulsionamento da economia local.
As formações decorreram concretamente na UP de Calaque, focada na produção de variedades nacionais de arroz e na UP de Cabedu, focada na produção de óleo de palma ambas de Tombali; e na UP de Djabada-Porto focada na fumagem de peixe em Quinará, que juntou homens e mulheres com responsabilidades nas unidades, o que culminou com a formação de uma equipa de gestão de máquinas.
Também a equipa reuniu-se com a comunidade local de Cabedu e Calaque onde se criou o “Grupo de interesse”, que terá a responsabilidade de mobilizar a população daquelas zonas para a criação da associação comunitária.
A equipa técnica também fez o levantamento sobre o fluxo de produção e venda.
Esta formação foi criada no quadro da implementação dos Reforço das capacidades organizacionais e interventivas dos atores coletivos e individuais envolvidos no apoio à produção e promoção do consumo de produtos locais.
Houve um aumento da procura por produtos locais, com um número crescente de consumidores – incluindo instituições – que alteram seus padrões de consumo em favor desses produtos.
No âmbito da implementação do projeto Simentera, que é um projeto financiado pelo Instituto Camões e implementado em parceria com o Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral (CIDAC), com o objetivo de aumentar o consumo de "Produtos da Terra", por meio do fortalecimento e dinamização da ação coletiva das comunidades de produtoras e das organizações da sociedade civil.