
A Tiniguena, promoveu em Enxudé a limpeza do porto e uma sessão de cine debate sobre a importância do mangal para as comunidades da zona costeira principalmente para a produção agrícola, sobre as consequências do lixo e da poluição ambiental causada por mau uso de plástico e a importância do mangal para a comunidade local.
A sessão decorreu durante dois dias e foram mobilizados não só a comunidade de Enxudé mas também os motoristas do sector de Tite através do seu sindicato. As atividades tiveram assistência dos técnicos, juntou jovens, mulheres, crianças e estudantes.
Para o técnico do projeto, Jailson Pereira, “o lixo é um dos grandes problemas que os ecossistemas húmidos enfrentam e o porto de Enxudé é uma das travessias mais usadas, no momento, para a ligação entre Bissau e as regiões da província Sul (Quinara, e Bolama de Bijagós) que acaba por sofrer com a poluição ambiental causada pelo mau uso e descarte do lixo sobretudo do plástico que acaba por ficar nas zonas dos manguezais e consequentemente pode levar à morte de espécies que os habitam como peixes, aves e caranguejos.”
Por outro lado reforça ainda que “a destruição do habitat de moluscos, ameaça outras espécies de animais e os processos ecológicos, leva à contaminação de produtos provenientes das águas dos manguezais, o que afeta a saúde dos consumidores,” explica Jailson Pereira.
Esta ação de limpeza do porto e o cine-debate inserem-se nas atividades implementadas pela Tiniguena através do projeto Arroz e Mangal em parceria com o projeto ACF-AO financiado pelo GEF/UICN-IBAP e Inter Pares Canadá.