COMUNIDADES RURAIS DAS REGIÕES DE GABÚ E BAFATÁ BENEFICÁRIAS DE APOIO AGRÍCOLA EMERGENCIAL SÃO VISITAS PELOS PARCEIROS DO PROJETO REDE

Uma equipa técnica do Ministério da Agricultura e do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) acompanham junto das populações beneficiariás do Projeto de Diversificação da Agricultura Familiar, Mercados Integrados, Nutrição e Mudanças Climáticas (Projeto REDE) a implementação do plano de emergência de apoio à produção agrícola nas regiões de leste do país coordenado em parceria com a Tiniguena.

A missão composta pelo governo, técnicos de FIDA e PADES visitou algumas bolanhas e reuniu tanto com os parceiros executores do projeto assim como a população beneficiária nas regiões de Gabu e Bafatá com o objetivo de avaliar a capacidade das equipas de coordenação dos projetos para cumprirem as suas missões, a sua eficácia na execução e acompanhamento das atividades, assegurar um planeamento adequado (tempo e recursos) como também estabelecer uma comunicação eficaz e no seio da equipa e com os parceiros.

Na região de Gabú, a missão reuniu com os camponeses de Madina Mandinga e Dara e visitou as Bolanhas de Laba (24 hectares) e Darawol (200 hectares), enquanto na região de Bafatá a comitiva reuniu com os camponeses do Embalocunda, sector de Cuntuboel.

Na abertura das reuniões, o coordenador técnico da REDE, Alain Traoré, informou à comunidade de que o projeto não poderá dar todos os anos mesmo tipo de apoio, daí a necessidade de multiplicarem as sementes.

Por seu turno, o representante do governo, Suanda Fonda, prometeu reportar ao governo as constatações feitas no terreno para uma melhor atuação junto das populações necessitadas.

 

“TODAS ESSAS SEMENTES SAÍRAM MUITO BEM E O MILHO BACIL JÁ COMEÇOU A SECAR”

O Chefe de Tabanca da Madina Mandinga, Saliu Sané, disse que foram surpreendidos pela Tiniguena, mas que a surpresa lhes agradou muito, porque compravam cada kg de mancarra a mil francos cfa e que a maioria dos camponeses da comunidade não têm sementes de arroz, “mas a Tiniguena fez chegar até às nossas casas essas sementes sem custos que costumamos ter”.

“Todos essas sementes saíram muito bem e o milho bacil já começou a secar” disse, contudo lamentou a chegada tardia das sementes. Por isso, pediu que sejam entregues as sementes muito cedo, tendo apelado que o projeto seja estendido para outras aldeias vizinhas.

“O projeto veio para nos ajudar e nos motivar a trabalhar para produzirmos as nossas sementes para o próximo ano agrícola. Recebemos enxadas e sementes, embora muitos não queriam cultivar este ano. Quando chegaram as sementes todos mudaram de ideia e cultivaram”, concluiu.
O representante do régulo da Dara, Samba Balde, pediu o apoio de formação técnica, nos domínios da horticultura, alfabetização das mulheres e da vedação das bolanhas devido aos problemas de posse de terra entre os agricultores e os criadores de gado.

As representantes das Associações de jovens e mulheres destas regiões mostraram-se satisfeitas com os materiais recebidos. A representante das mulheres de Embalocunda, Aissatu Bá, contou que em cada ano as mulheres são as que mais cultivam arroz naquela localidade, mas que, por falta de materiais, acabam ficando limitadas a cultivar em grande escala. Disse que graças aos materiais recebidos e sementes, este ano conseguiram alargar as superfícies cultivadas.

Refira-se que a Tiniguena, no quadro deste projeto REDE, já distribuiu 15 toneladas de arroz, 1,7 toneladas de feijão, 11, 5 toneladas de mancarra e 3 toneladas de milho, 2383 catanas, 3100 enxadas e 1550 ancinhos, ceifadores e gachos a 929 agregados familiares.

O projeto REDE é financiado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), Fundo Abu Dhabi, Fundo Koweit e Fundo de Adaptação, num valor de 38 bilhões de francos CFA (cerca de 65,8 milhões de dólares), tem como objetivo global aumentar, de forma sustentável, os rendimentos e a diversidade alimentar e nutricional das famílias das zonas rurais das regiões de Cacheu, Oio, Bafatá e Gabu. Tem a duração de seis anos (2020 a 2025).

 

Scroll to Top