
No quadro da implementação do projeto “I-Participate”, foram capacitados 30 jovens comunicadores das diferentes organizações da sociedade civil e interventores digitais em matéria de Comunicação Digital para engajamento cívico, promovendo assim o bom uso da Tecnologias da Informação e Comunicação nos debates de interesses públicos de forma acessível, dinâmica e inclusiva.
A formação guiada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) do Brasil, decorreu de 14 a 21 de março dividida em três módulos. O primeiro módulo foi ministrado pela professora Renata Tomaz – tratando sobre “Mídias sociais como ferramenta para comunicação política”.
Segundo que é à volta de “Comunicação Digital e Gestão de Mídias Sociais” orientado pelo professor Victor Piaia. E o último orientado pelo professor Eurico Matos: “Combatendo a desinformação na comunicação pública”.
Temas que permitiram aos participantes não só ter domínio no uso de ferramentas da TIC, mas também de aproveitar essas ferramentas para promover a participação democrática, possibilitando um envolvimento crescente da população e uma expressão mais ampla de suas vontades.
O projeto “I-Participate” é uma iniciativa das organizações da sociedade civil da Guiné-Bissau, por meio de uma plataforma digital e visa ampliar o espaço de diálogo e debate público, especialmente entre os jovens, sobre as problemáticas das suas comunidades, acelerar o fluxo das comunicações, assegurando a integridade das informações facilitando a comunicação em massa, tornando a esfera pública mais democrática e acessível e promover o acesso às novas tecnologias e à literacia digital.
É financiado pelo PNUD e está sendo implementado pela Tiniguena em parceria com o Centro Cultural Franco-Bissau-Guineense.