
No quadro da implementação do "Projeto de Apoio ao Desenvolvimento Econômico das Regiões do Sul (PADES)", foi realizada em Bubaque a Iª Conferência de Empreendedorismo e Gestão de Conflitos, destinada a pequenos gestores de negócios nas comunidades desse setor, visando contribuir para o reforço da capacidade comunitária.
Conferência reuniu dezenas de participantes, entre mulheres de atividades econômicas, agricultores, apicultores, pescadores, artesãos e da administração local, que refletiram sobre seus negócios, os constrangimentos, os desafios a enfrentar e a forma como podem aumentar suas capacidades de produção e venda, bem como de expansão. Também refletiram sobre como podem promover a cultura de diálogo e a gestão de conflitos em seus negócios, além de promover a igualdade de oportunidades.
A abertura da cerimônia foi presidida pelo representante do Administrador do setor de Bubaque, Florentino Nunes Correia, que pediu aos participantes que replicassem todo o aprendizado em suas comunidades, de forma a permitir que todos estejam em pé de igualdade em termos de informação, contribuindo para o desenvolvimento e a melhoria das condições de vida.
O diretor executivo da Tiniguena, Miguel de Barros em seu discurso, disse que o projeto PADES tem trabalhado na melhoria das condições de vida da população mais vulnerável das regiões sul da Guiné-Bissau, através do apoio ao aumento da produção e sua diversificação, ao acesso ao mercado e à inclusão socioeconômica, além de criar formas de convivência mais pacíficas, onde os conflitos são resolvidos de maneira harmoniosa.
O coordenador do PADES, Nelson Tavares destacou que Bubaque é o centro que permite a ligação com outros setores no escoamento dos produtos e, nesse sentido, foi escolhido para sediar a Iª conferência sobre empreendedorismo e gestão de conflitos. Ressaltou ainda que o país precisa apostar no setor de empreendedorismo, que está sujeito a conflitos de interesses entre os envolvidos.
Cofinanciado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e pelo Fundo da OPEP para o Desenvolvimento Internacional, o "Projeto de Apoio ao Desenvolvimento Econômico das Regiões do Sul (PADES)" visa contribuir para a redução da pobreza através da criação de condições para o desenvolvimento sustentável da economia rural e do reforço das capacidades socioeconômicas das comunidades rurais de Tombali, Quinara e Bolama-Bijagós.