
No quadro da implementação do projecto PADES 07 as comunidades de Uno beneficiaram de formação no domínio da produção de compostagem, desde adubo orgânico até a colheita permitindo assim uma melhoria na produção e qualidade dos produtos agrícolas.
A formação destinada aos produtores locais é feita no quadro do projecto PADES que abrangendo 7 comunidades nomeadamente a aldeia de Acoco na ilha de Formosa, sector de Carvela), Ossocon, Anghonhó, Ancaudjo, Ancamona, Bruce e Cabuno, no sector de Uno, visa impulsionar positivamente a produção agrícola, aumentar a economia familiar, desincentivar a utilização dos adubos químicos na produção agrícola e contribuir no processo da sustentabilidade sócio produtiva e ambiental.
Nas sessões tomaram parte mais 180 participantes entre mulheres e homens onde aprenderam as técnicas de produção dos adubos e fertilizantes naturais.
Também a equipa do projecto deu seguimento às sementes doadas pela Tiniguena na recente campanha agrícola.
“As sementes germinaram na sua maioria, algumas não, devido às adversidades climáticas, condição de transporte e à época da semeia fora do período normal. De modo geral, as sementes entregues foram e estão sendo bem aproveitadas pelos beneficiários”, afirmou o técnico do PADES.
De realçar que nesta presente campanha agrícola essas comunidades beneficiam das seguintes sementeiras: Berinjela, Quiabo, malagueta, pepino, abóbora, mandioca, milho, feijão, inhame, melancia, batata doce, badjique, sucul bembé, amendoim, manfafa, tomate e pimentão. Dentre as comunidades beneficiárias, o projeto atuará nas duas hortas de 1 hectare nas comunidades de Acoco (Formosa) e Ossocono (Uno) e nas restantes comunidades a atuação do projeto será apenas nas bolanhas.
PADES é cofinanciado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e pelo Fundo da OPEP para o Desenvolvimento Internacional, o "Projeto de Apoio ao Desenvolvimento Económico das Regiões do Sul (PADES)" visa contribuir para a redução da pobreza através da criação de condições para o desenvolvimento sustentável da economia rural e do reforço das capacidades socioeconômicas das comunidades das comunidades rurais de Tombali, Quinará e Bolama-Bijagós.