
A TINIGUENA sauda a classificação do Arquipélago dos Bijagós (Parque Nacional de Orango, Parque Nacional Marinho João Vieira-Poilão e Área Marinha Protegida Comunitária Urok) como primeiro sítio na Guiné-Bissau com estatuto do Património Mundial Natural da Humanidade pela UNESCO.
Esta conquista é um marco importante nos esforços de conservação de uma das regiões mais ricas e belas da África Ocidental e também o reconhecimento do papel do povo Bijagó através da sua cultura na proteção dos seus espaços e recursos fundamentais à sua sobrevivência.
Felicitamos a todas as entidades nacionais e internacionais envolvidas neste processo através do Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas-IBAP, pelo trabalho coordenado e competente na organização e gestão do dossiê e na mobilização e implicação de todos os atores.
Aproveitamos esta ocasião para prestar homenagem a todos aqueles e aquelas que ousaram sonhar e avançar com este processo.
A Tiniguena presente na região há quase 30 anos, continuará engajada através dos seus projetos na promoção do uso sustentável dos espaços e recursos naturais e culturais favorecendo o empoderamento das comunidades e contribuindo para o reforço da sua participação e representação no sistema de governança local com base na co-gestão.
Muitos parabéns e viva Bijagós, um contributo da Guiné-Bissau para o mundo!