
Na ilha de Canhabaque a Tiniguena apoiou os agrupamentos comunitários de mulheres horticultoras com a montagem de sistemas de irrigação solar nas 4 hortas comunitárias das aldeias de Benin, Menegue, Indenazinho e Indena Grande, beneficiando diretamente mais de duzentas mulheres.
Esse novo sistema adotado vai permitir o acesso à água de forma mais fácil, reduzir os esforços físicos diários das mulheres, permitir mais capacidades de produção, reduzir a insegurança alimentar e consequentemente a melhoria da qualidade de vida dessas comunidades e promover a diversificação e sustentabilidade no setor agrícola.
Para além da canalização dos perímetros comunitários com furos tubulares também foram melhorados nessas hortas os poços tradicionais.
As comunidades beneficiaram também de séries de formações sobre novos modelos sustentáveis de produção resilientes aos impactos das mudanças climáticas nas ilhas, com maior foco nas práticas agroecológicas. Cada uma dessas comunidades têm suas estruturas de gestão de hortas.
Nesta primeira fase, para além de Canhabaque vão também beneficiar desta inovação as ilhas de Uno que terá quatro hortas, a ilha de Formosa terá cinco hortas e Nago duas hortas, totalizando 15 hortas com sistemas de irrigação solar.
De referir que a Tiniguena e os parceiros têm trabalhado nas ilhas Bijagós na promoção da segurança alimentar, na diversificação agrícola, na gestão sustentável dos recursos, na promoção da biodiversidade e na promoção da igualdade de género.