No quadro da implementação do projeto “Gestão sustentável dos recursos marinhos e melhoria dos meios de subsistência nas Área Marinhas Protegidas do Arquipélago dos Bijagós-Blue Bijagós”, a Tiniguena recebeu nas suas sedes em Bissau e Formosa, uma missão diretiva do Blue Action Fund.
Em Bissau, a missão chefiada pela Diretora do Programa e Vice-presidente do Conselho da Administração Judith Weigand reuniu-se com a direção da Tiniguena, chefiada pelo Diretor Executivo, Miguel de Barros em companhia do representante da Programa Regional Costeiro Marinho (PRCM), Abílio Rachid. Ai foram apresentados os principais desafios, com destaque a má governação crônica existente no país, que pode afetar a execução e consequentemente os resultados do projeto, por isso concluíram que há necessidade de se criarem sistemas de comunicação eficazes entre os vários atores implicados no projeto no sentido de permitir que haja uma boa articulação na implementação das ações.
A missão também visitou as ilhas de Formosa, Orango Grande, Uno e Bubaque, onde acompanhou de perto a execução de algumas atividades, nessas localidades, como também se reuniu com as comunidades beneficiárias do projeto, com o objetivo de discutir as formas de gestão específicas de uma área marinha protegida de base comunitária e a filosofia da intervenção da ONG Tiniguena, que se pretende replicar noutras ilhas. Igualmente, foram discutidas as estratégias utilizadas pela mesma nas suas iniciativas de desenvolvimento comunitário e em pequenas iniciativas de apoio a grupos socioprofissionais.
O Projeto Blue Bijagós, está sendo implementado na Guiné-Bissau em parceria com a Tiniguena, Fundação Bio Guiné, GRID-Arendal, ODZH, Palmeirinha, com o objetivo de alargar a rede de AMP e para ser gerida de forma mais eficaz para que proteja a biodiversidade marinha e apoie a resiliência socioeconómica na Reserva de Biosfera do Arquipélago Bijagós.