
Tiniguena encerrou esta terça-feira, 10 de junho de 2025 as atividades do seu 34º aniversário com um Djumbai de recepção dos jovens agricultores formados na cadeia produtiva de Caju no quadro do Programa de Treinamento Técnico para Jovens.
O Djumbai decorreu na sede da Tiniguena e foi presidida pelo Diretor Executivo, Miguel de Barros na companhia do seu staff nele os formados partilharam as experiências adquiridas durante os dez dias de formação (26 de maio até o dia 06 de junho) sobre a cadeia produtiva do caju e prometeram replicar esses conhecimentos junto das suas comunidades e organizações de forma a dar mais valor ao caju e aproveitar todo o recurso proveniente do caju.
Durante as sessões, os formandos mostraram a pertinência de serem realizadas as sessões mais formais de sensibilização nas suas comunidades sobre as técnicas de cultivos e plantações, processos de enxerto e adoção de um campo de caju com outras variedades de produção, tendo apoios dos projetos da Tiniguena que ali atuam.
O diretor executivo, Miguel de Barros desafiou-os a provarem na prática todo o conhecimento através da criação de grupos de trabalho, pequenos empreendimentos quer na produção, na transformação bem como na sensibilização e na criação de uma rede que irá promover a elaboração do manual em crioulo sobre técnicas de cultivo e de transformação adaptadas à realidade do país. O Director da Tiniguena garantiu o apoio e o acompanhamento da em todas as iniciativas provenientes dessa formação que contribui para o desenvolvimento sustentável do setor de caju na Guiné-Bissau.
De referir que no passado dia 05 deste mês a Tiniguena completou os seus 34º aniversários na luta pela promoção das políticas públicas favoráveis à conservação dos recursos naturais e a justiça social e cidadania participativa principalmente nas zonas rurais.