
Após a reestruturação do comité de gestão da Unidade de Produção de Cabedu, sector de Cacine, região de Tombali, foi retomada a produção e comercialização de óleo de palma, parada há anos devido a inatividade da sua estrutura de gerência.
A volta da marca do produto proveniente das matas de Cantanhez “Siti burmedju di Cabedu - Kil ki di nós ten Balur”, criada e apoiada há anos pela Tiniguena, visa reforçar o compromisso da Tiniguena e dos parceiros em promover o desenvolvimento sustentável das comunidades, incentivando a valorização e produção local e fortalecendo as estruturas comunitárias através da economia solidária.
Esses óleos estão disponíveis na Lojinha da Terra, localizada na sede da Tiniguena em Belém, com preços variáveis de 750 (250 ml) e de 2250 (1 litro), um valor significativo para a economia local.
A equipa técnica, deu apoio não só na dinamização e estruturação de gestão da Unidade de Produção, mas também na da associação comunitária, envolvendo todos os moradores dos 8 bairros que compõem a comunidade de Cabedu, incentivando a sinergia entre essas estruturas para maior engajamento e consequentemente desenvolvimento comunitário.
A retoma do processamento de chabéu a óleo vermelho foi âmbito da implementação do projeto “Simentera” - promoção da soberania alimentar e valorização da agricultura familiar na Guiné-Bissau.
A equipa técnica da Tiniguena também apoiou a reestruturação do comité de gestão da Unidade de Produção e transformação de arroz em Calaque, com vista a fortalecê-la esta, na sua capacidade de produção. Envolveu no processo todos os moradores dos três bairros pertencentes à comunidade de Calaque, com vista a dar o passo para a formalização da associação comunitária que deverá trabalhar em parceria com a unidade de produção de arroz.
A Simentera é um projeto financiado pelo Instituto Camões e implementado em parceria com o Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral (CIDAC), com o objetivo de aumentar o consumo de "Produtos da Terra", por meio do fortalecimento e dinamização da ação coletiva das comunidades produtoras e das organizações da sociedade civil. O projeto abrange três UPs distribuídas em duas regiões Sul do país: em Tombali, a UP de Calaque focada na produção de variedades nacionais de arroz e a UP de Cabedu, focada na produção de óleo de palma. E em Quinara a Unidade de transformação de Djabada-Porto focada na fumagem de peixe (bagre).