A Tiniguena e o Instituto de Biodiversidade das Áreas Protegidas (IBAP) estão a capacitar jovens de Enchudé e de Djabada Porto (na região de Quinara, sul da Guiné-Bissau), no domínio de restauração de mangais e alem disso prestam assistência técnica nos perímetros hortícolas daquelas localidades.
A ação enquadra-se na implementação do projeto ‘’Arroz e Mangal’’, erigido em parceria com o Instituto de Biodiversidade das Áreas Protegidas e financiado pelo Fundo Global do Ambiente (GEF) através da agência de implementação da União Internacional da Conservação da Natureza (UICN).
Este projeto tem como principal objetivo, promover a proteção e restauração de mangais em paisagens produtivas para fortalecer e mitigar as mudanças climáticas na Guiné-Bissau, tendo a Tiniguena a responsabilidade de execução desse projecto nos sectores de Tite, Enxudé e Djabada Porto.
Para além da capacitação dos jovens, está em curso o recenseamento das mulheres produtoras de sal, hortaliças e de arroz. Os técnicos da Tiniguena e do IBAP estão a dar seguimento à obra de construção do hangar de descascadora de arroz, e nesta perspetiva, reuniram-se com os comités de gestão das bolanhas daquelas duas comunidades para definirem as modalidades da mobilização comunitária para as próximas fases.