FEDERAÇÕES DE AGRICULTORES E OSC DE BOLAMA E QUINARA FORAM CAPACITADOS NO DOMÍNIO DA PRODUÇÃO DE BIOPESTICIDA E BIOFERTILIZANTES

No quadro da implementação do PADES, a Tiniguena realizou na cidade de Buba, a formação de capacitação às federações de agricultores e às organizações da sociedade civil de Bolama, Tite e Empada no domínio da horticultura, estratégia de produção natural de biopesticida e biofertilizantes, valorizando assim os produtos e recursos não lenhosos locais e assegurando a segurança alimentar e a economia familiar face as mudanças climáticas.

A sessão dirigida pela equipa da Tiniguena juntou 16 participantes, entre eles: as federações de agricultores e animadores das organizações da sociedade civil local, a Associação Nacional para o Desenvolvimento Local Urbano (NADEL) do sector de Tite, a Associação de Profissionais para o Desenvolvimento Local e Promoção Económica (APRODEL), do sector de Bolama e a Associação Nacional para o combate à pobreza e fome na Guiné Bissau (ANCOPF-GB), do sector de Empada.

Foram abordadas as questões relacionadas com a prevenção e o controlo das pragas e doenças, e os participantes partilharam suas experiências e técnicas comunitárias tradicionais de produção nas suas comunidades. Tiveram igualmente uma sessão prática de como produzir biospesticidas e fertilizantes com recursos naturais. No entanto, apesar de tudo tiveram respostas muito longe das desejadas perante os desafios das alterações climáticas.
Através de uma metodologia teórica e pratica, os camponeses foram munidos de novas técnicas hortícolas, que devem ser replicadas às mulheres horticultoras de suas zonas de intervenção para o melhoramento da economia familiar através da produção hortícola.

Cofinanciado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e pelo Fundo da OPEP para o Desenvolvimento Internacional, o “Projeto de Apoio ao Desenvolvimento Económico das Regiões do Sul (PADES)” visa contribuir para a redução da pobreza através da criação de condições para o desenvolvimento sustentável da economia rural e do reforço das capacidades socioeconómicas das comunidades das comunidades rurais de Tombali, Quinará e Bolama-Bijagós.

Scroll to Top