34º aniversário da Tiniguena: JOVENS DA REGIÃO DE CACHEU REFLETIRAM SOBRE AS SUAS AÇÕES NO COMBATE ÀS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

Categoria:
Publicado por: Mamadu Alimo
Data: Junho 5, 2025

A Tiniguena assinala o seu 34º aniversário e o Dia Mundial do Ambiente com uma reflexão sobre a participação das organizações juvenis da região de Cacheu na proteção do ambiente e no papel dos mesmos no combate aos fenómenos das alterações climáticas.

O evento decorreu na cidade de Canchungo, e juntou mais de 40 jovens das organizações juvenis da região de Cacheu (RENALJELF, RENAJ, ENDA, ROBEC, CAEPP-C, ACDEPDH, APAPEL, DALRHMC, MAJ, RCJJ, ASA, PIM, RCJPD e Cumpuduris di Paz), com objetivo de ampliar o espaço de diálogo e inspirar debates públicos entre esses jovens sobre as problemáticas das suas comunidades, sobre serem protagonistas na criação de políticas que afetam diretamente as suas vidas e promoverem o engajamento cívico através das tecnologias de comunicação.

Durante as sessões de discussões os jovens apontaram as problemáticas sociais que os sectores enfrentam especificamente as ligadas às alterações climáticas tais como: a falta de chuva, a temperatura alta, a escassez de peixe, causada pelas explorações inadequadas dos tarrafes prejudicando o seu ecossistema e o da mata e de políticas de investimento na conservação dos recursos naturais. E elenca a reflorestação de mangal e conservação adequada dos seus ecossistemas.

Por outro lado, após a série de perguntas e esclarecimentos sobre os 34 anos da Tiniguena, os participantes mostraram-se mais engajados e inspirados nas ações da Tiniguena e sua visão na promoção das políticas públicas favoráveis à conservação dos espaços e recursos naturais, na justiça social e cidadania participativa na Guiné-Bissau.

No ato de encerramento, Pedro Barreto, presidente da Assembleia da RENAJ exortou aos colegas ativistas e voluntários a fazer parte da mudança contra todas as problemáticas discutidas. Promovendo a cidadania ativa através das ações de sensibilização para a mudança em prol do desenvolvimento. Encorajou a Tiniguena a prosseguir suas ações na defesa e proteção do ambiente.

E Jacira Mendes, Presidente da RENAJELF da região de Cacheu, prometeu replicar esta sessão junto da sua organização e nas suas zonas de intervenção principalmente sobre a gestão e preservação do mangal.

Este ano a Tiniguena celebra o seu aniversário sob o lema “34 ANOS CONSTRUINDO A JUSTIÇA SOCIOAMBIENTAL E MOBILIZANDO COMUNIDADES”.

Esta reflexão será realizada no quadro da “Campanha de Sensibilizacao” do projecto I-Participate, e visa projetar as vozes dos cidadãos para o espaço público sobre questões que assolam suas comunidades e procurando encontrar pistas para resolução dos problemas identificados, através de espaços de diálogo para a construção de amplos consensos. Este projeto é financiado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e está a ser implementado pela Tiniguena.

A Tiniguena é uma organização não governamental guineense fundada em 1991, que visa promover o desenvolvimento participativo e durável, baseado na conservação dos recursos naturais e culturais e no exercício da cidadania.
Copyright © 2025 Todos os direitos reservados
Criado por: ClickDev - Tuduticket, LDA
magnifiercrosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram