Tiniguena promove visitas à Sítios Importantes de Património Agrícola nas regiões de Bolama-Bijagós e Quinara (Sul da Guiné-Bissau)

No âmbito do projeto PADES – redução da pobreza nas comunidades rurais através do aumento da produção agrícola, garantir a segurança alimentar e diversificação dos rendimentos, foi realizado uma missão técnica de Identificação dos sítios de importância agrícola, nomeadamente, bolanhas de bas-fond e planalto para o trabalho de horticultura com as mulheres.

Constituída por 4 técnicos da Tiniguena, enquanto entidade implementadora do projeto, a missão foi ainda assistida por 2 técnicos do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Durável, afetos a Direção Geral da Engenharia Rural. A primeira missão ocorreu de 28 agosto a 7 de setembro na região de Bolama-Bijagós. Durante 11 dias no terreno, os técnicos visitaram os setores de Bubaque, Uno e Caravela percorrendo um total de 27 tabancas. No domínio de produção do arroz, constatou-se que em certas ilhas a comunidade apenas trabalha no planalto, enquanto noutras verificou-se um manifesto enraizamento cultural em termos de produção no bas-fond.

De seguida, a missão esteve com o mesmo propósito no setor de Bolama e na região de Quinará, concretamente, nos setores de Empada e Tite entre os dias 20 e 25 de setembro. Nessas localidades, durante 5 dias foram visitadas 10 tabancas e, tal como foi verificada na missão anterior, é percetível uma crescente tendência dos agricultores em trabalhar mais no planalto em detrimento do bas-fond, causando abandono desse importante espaço agrícola que poderia contribuir para reduzir a atividade de desmatamento para fins de produção.

E sobre esse assunto, os agricultores consideram que tem a ver com alguns problemas, como de pragas dos hipopótamos, sanguessugas, farfanas que atacam as suas culturas agrícolas, causando enormes prejuízos na produção. Além do mais, mediante a técnica de observação empírica, os técnicos detetaram alguns indícios de acidez do solo, a partir de presença de algumas vegetações, mas são de opiniões que o elemento detectado precisa ser comprovado com técnicas adequadas de análise do solo para poder confirmar a constatação.

Em jeito de recomendações preliminares, concluiu-se que existem potencialidades para o desenvolvimento da agricultura do bas-fond e horticultura, no entanto, recomenda-se algumas intervenções estratégicas para melhorar as condições técnicas das bolanhas em termos de diques de cintura, parcelamento e canais de drenagem, para assegurar uma produção agrícola que se inscreve nos objetivos do projeto.

Scroll to Top