TINIGUENA CAPACITA 800 AGRICULTORAS E AGRICULTORES RURAIS EM MATÉRIAS DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE NEGÓCIOS
A Tiniguena capacita 880 mulheres e homens em Gestão e Desenvolvimento de Pequenos Negócios. As formações serão realizadas durante o mês de Outubro, em 16 tabancas localizadas nas regiões de Bafatá, Quinara e Oio, com duração de 6 horas e têm como objetivo melhorar as competências de marketing e de comercialização das mulheres rurais marginalizadas.
Esta formação foca-se em melhorar o conhecimento das agricultoras familiares e associações a que pertencem, para que possam aperfeiçoar a gestão dos seus negócios, melhor adaptação às dinâmicas do mercado local. Desta forma, espera-se que possam gerar maior rentabilidade das suas produções, podendo assim contribuir para o reforço da sua condição económica e da intervenção das suas organizações e redes.
Esta atividade é realizada no quadro do projeto EGALE-AO, cuja finalidade é reforçar a igualdade de género através da agroecologia liderada por mulheres na África Ocidental
Distribuição de materiais agrícolas e sementes hortícolas
Por outro lado, e ainda no âmbito do mesmo projeto, a Tiniguena irá proceder a oficialização do início da campanha hortícola a partir de dia 9 de outubro de 2023 através de entrega de sementes e distribuição de pequenos materiais, com intuito de contribuir para a melhoria das práticas agroecológica, incluindo a utilização de tecnologias apropriadas para produzir e transformar os alimentos locais.
Neste sentido, 1201 mulheres das regiões de Oio no Norte, Quinara e Bafatá no Leste, deverão receberam 5810 ítens em pequenos materiais agrícola e 24 kg de sementes hortícola nomeadamente, cebola, tomate e pimento verde. Os eventos contarão com a participação das autoridades locais de cada região, nomeadamente o Administrador/a Local e o Delegado/a Regional da Agricultura, para que possam testemunhar o ato da distribuição.
A equipa encontra-se na região de Bafatá, onde iniciará a sessão de distribuição contando com a presença do Diretor Regional da Agricultura, e a Administração do setor de Contubuel.