Nota a Imprensa: REÚNE-SE EM BISSAU A COORDENAÇÃO REGIONAL DOS IMPLEMENTADORES E FINANCIADORES DO PROJECTO EGALE-AO

Categoria:
Publicado por: Mamadu Alimo
Data: Outubro 19, 2025

A Tiniguena através do projeto EGALE-AO, reúne em Bissau os parceiros executores e financiadores do EGALE-AO-Igualdade de Género através da Agroecologia de 21 a 25 de outubro de 2025, com vista a apresentar os resultados alcançados em cada país e refletir, planejar as principais áreas de atividades futuras e refletir sobre o futuro do Projeto e na Guiné-Bissau, Burquina Faso, Senegal e Togo.

Serão apresentados os principais progressos e desafios após 4 anos de implementação do projeto, e em conjunto definir uma estratégia para a sustentabilidade das ações em prol do reforço da igualdade de género e da agroecologia.

O encontro terá como momentos fortes o “FÓRUM NACIONAL DE ADVOCACIA PARA OS DIREITOS DAS MULHERES” a decorrer no próximo dia 22 outubro de 2025 no hotel Dunia, com objetivo de reportar as conquistas do projeto EGALE-AO aos diferentes atores e proporcionar um espaço para as mulheres líderes comunitárias advogarem pelos os seus direitos junto às autoridades. E de seguida, o “SEMINÁRIO DE ADVOCACIA PARA A SEGURANÇA DE SEMENTES E VALORIZAÇÃO DO PAPEL DA MULHER NA SOBERANIA

ALIMENTAR” a decorrer no próximo dia 23 de outubro corrente no espaço Moransa di Kultura (sede da bienal, ex. SOCOTRAM) em Tchada, com objetivo de advogar para a segurança de sementes, reconhecer o papel das mulheres na soberania alimentar e promover a valorização de produtos e saberes locais.

Para estes encontros são convidados diferentes ministérios e instituições do Estado, com destaque para o Ministério da Mulher, Família e Solidariedade Social, Ministério do Comércio, Ministério da Administração Territorial e Poder Local, Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural e o Ministério da Indústria, Transformação e Promoção dos Produtos Locais.

Projeto EGALE-AO é uma iniciativa que visa reforçar a igualdade de género através da agroecologia dirigida pelas mulheres na África ocidental, com foco nas zonas rurais mais vulneráveis da Guiné-Bissau, Burquina Faso, Senegal e Togo, com duração de 5 anos (2022- 2026) e financiamento doo governo Canadiano através da Global Affairs Canadá.

Na Guiné-Bissau, a ação é executada pela Tiniguena em parceria com a ONG feminista canadiana Inter Pares. A sua implementação cobre 26 comunidades nas regiões de Bafatá, Bolama-Bijagós, Quinara e Oio focando-se no trabalho de reforço da igualdade de género e promoção de práticas agrícola resilientes às mudanças climáticas junto das mulheres, jovens e lideranças comunitárias.

©️ Sofia Conde | Julinha Sambu

A Tiniguena é uma organização não governamental guineense fundada em 1991, que visa promover o desenvolvimento participativo e durável, baseado na conservação dos recursos naturais e culturais e no exercício da cidadania.
Copyright © 2025 Todos os direitos reservados
Criado por: ClickDev - Tuduticket, LDA
magnifiercrosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram