OSC DOS PAISES DE LÍNGUA OFICIAL PORTUGUESA LANÇARAM NA 30.ª COP A REDE LUSÓFONA PARA O CLIMA 

Categoria:
Publicado por: Mamadu Alimo
Data: Novembro 20, 2025

As Organizações da sociedade civil dos países de língua portuguesa lançaram, na quarta feira 19 de outubro de 2025, a Rede Lusófona para o clima com o objetivo de reforçar a cooperação lusófona em matéria de ação climática nesses países, o que simboliza uma aliança para a ação climática entre essas organizações da sociedade civil, jovens líderes, ativistas e representantes comunitários lusófonos.

O lançamento da rede organizado pela Associação Sistema Terrestre Sustentável (Zero) em parceria com o governo português foi efectuado no quadro da realização das atividades do pavilhão de Portugal na 30.ª Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (COP30) a decorrer desde o dia 10 em Belém Brasil.

Este encontro que juntou organizações da sociedade civil, ativistas, jovem líder comunitário dos países da língua portuguesa tem como foco, fortalecer a presença e a influência das vozes de língua portuguesa nos processos globais de decisão sobre o clima.

“Diante dos impactos já sentidos, torna-se essencial unir esforços, partilhar conhecimentos e desenvolver soluções sustentáveis ancoradas em laços culturais e linguísticos comuns”, afirma Zero.

O evento foi acompanhado por debates onde se refletiu em: Como pode um espaço lusófono comum fortalecer a sociedade civil e as comunidades dos países de língua portuguesa na influência da política climática global, promovendo uma governação inclusiva e equitativa?

Nesta discussão a Tiniguena foi representado pelo seu director executivo, Miguel de Barros que participou como um dos oradores na companhia de Francisco Ferreira, ZERO, Portugal, Flávia Bila, Youth Coalition for Climate Action Platform, Moçambique e Jédio Fernandes, OEA Environmental College, Angola.

Para Miguel de Barros, a rede é mais um processo colaborativo para promover o diálogo e a ação conjunta sobre o clima com incidências nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

A Tiniguena é uma organização não governamental guineense fundada em 1991, que visa promover o desenvolvimento participativo e durável, baseado na conservação dos recursos naturais e culturais e no exercício da cidadania.
Copyright © 2025 Todos os direitos reservados
Criado por: ClickDev - Tuduticket, LDA
magnifiercrosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram