TINIGUENA, PADES E COMUNIDADES LOCAIS: ENCONTRO DE VALIDAÇÃO DA ESTRATÉGIA DE FUNCIONAMENTO E GESTÃO DAS EMBARCAÇÕES

No passado 14 de setembro, em Bubaque, realizou-se um encontro de validação da estratégia de funcionamento e gestão das embarcações, no quadro das atividades do “Projeto de Apoio ao Desenvolvimento Económico das Regiões do Sul – PADES”,  cujo objetivo é discutir a sustentabilidade de funcionamento das três embarcações doadas às comunidades das ilhas onde o projeto está a ser implementado.

Durante o encontro, estiveram presentes o governador da região de Bolama-Bijagós, o representante do poder tradicional, o responsável de seguimento e monitoria do PADES, o coordenador do projeto PADES/Tiniguena, diferentes representantes das administrações locais, dos Comités de Desenvolvimento Integrado de Tabancas (CDIT), os membros de instituições públicas e associações locais vocacionadas, os membros da Unidade de Coordenação do Projeto PADES/REDE e técnicos da Tiniguena na qualidade de animadores do processo. 

A abertura solene foi presidida pelo Governador da Região de Bolama-Bijagós que falou da importância que têm as três embarcações para a comunidade, por outro lado demonstrou-se satisfeito com os financiadores e implementadores do projeto, como também apelou à comunidade a unirem os esforços para o bom uso das embarcações.

Atelier teve dois grandes momentos, por um lado, fez-se uma pequena apresentação das embarcações e o que se espera da comunidade. Depois, realizou-se um passeio de demonstração aos participantes no atalier. Por outro lado, mediante a presença e orientação de um consultor,  foi criado grupos de trabalho: primeiro, sobre “rotas e preços a serem aplicados”; segundo, sobre “gestão financeira e logística de embarcações”; e terceiro sobre a“sustentabilidade das embarcações”.

Cada um destes grupos foi desafiado a apresentar alguma proposta de resolução sobre a questão que lhe compete, e que posteriormente será feita uma restituição com a possibilidade de apresentar o documento final relativo à estratégia de funcionamento e gestão das embarcações.

Scroll to Top