TINIGUENA E LGDH APRESENTAM DIAGNÓSTICO INÉDITO SOBRE FUNCIONAMENTO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA PERCEPÇÃO DE SERVIDORES E UTENTES

Realizado no quadro do Projeto de Monitorização das Políticas Públicas sob a coordenação da Tiniguena e da Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH) com o financiamento do PNUD e PBF, este diagnóstico envolveu 6 ministérios e abrangeu um universo total de 1308 pessoas. Dos principais resultados destacam-se:

A) os utentes nas suas percepções manifestaram um elevado nível de insatisfação em relação à forma como a administração pública tem prestado serviços aos cidadãos, praticamente transversal a todos os sectores. A influência partidária no funcionamento dos serviços públicos se apresenta com 62% de indicação, como fator central na desestruturação dos serviços que são prestados aos cidadãos.

B) quanto aos servidores públicos também consideram a partidarização da administração pública como uma influência negativa com 58%, seguida da falta de progressão na carreira com 27%. Além desses fatores, o baixo salário com 26%, é apresentada como um dos fatores que influenciam negativamente os serviços prestados pela administração pública.

O projeto tem como objetivo geral influenciar o processo das reformas
política, administrativa e legislativa, através da monitorização dos setores chaves da
administração Pública e estruturantes da economia com impacto na sociedade
Guineense.

Salienta-se que na sessão de abertura estiveram presentes o Presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos, Augusto Mário da Silva, José Fernandes Técnico do PNUD , e Miguel de Barros Diretor executivo da Tiniguena. Ambos enalteceram a necessidade de reforçar os mecanismos de mobilização da governação baseada em diagnósticos que permitam melhorar a capacidade de diálogo e influência das decisões, bem como a contribuição para uma maior cultura de prestação de contas na administração pública guineense.

Scroll to Top