Tiniguena capacita as Mulheres das comunidades agrícolas de Quinara, Oio e Bolama em Gestão Organizacional e Poupanças

No quadro do projeto EGALE -AO, a Tiniguena formou mais de 900 membros pertencentes a 16 associações de produtoras rurais em Gestão Organizacional e Gestão e Angariação de Poupanças Coletivas.

As formações, foram realizadas em 16 comunidades de diferentes regiões, nomeadamente Bafatá, Oio, Quinara e Bolama, visando essencialmente capacitar e reforçar as associações e agrupamentos de produtoras locais sobre como estruturar, gerir e operar as suas organizações de forma a maximizar os seus ganhos e contribuir tanto para a melhoria das condições de vida dos seus membros como para impulsionar o desenvolvimento sócioeconómico de cada comunidade.

As formações contaram com a participação ativa dos membros incluindo nas discussões e trabalhos de grupo. Durante os trabalhos foi utilizada a metodologia SWOT de identificação das fraquezas , forças , oportunidades e ameaças em cada organização. Essa metodologia que permitiu identificar as lacunas existentes e definir recomendações e planos de ação a serem adotados para a melhoria da gestão organizacional de cada uma das organizações.

Espera-se com esta formação, aumentar o nível de conhecimento e de técnicas de abordagem organizacional, angariação de fundos e gestão de poupanças das mulheres com vista a promoção da igualdade de género e a melhorar a capacidade de defesa dos direitos das organizações de mulheres rurais para garantir os seus direitos e a sua participação nos processos de decisão.

O projeto EGALE-AO visa “Reforçar a Igualdade de Género, através da Agroecologia Liderada por Mulheres na África Ocidental. Ele é financiado pelo governo canadiano em parceria com a ONG Feminista, Inter Pares.

Scroll to Top