Decorre em Lomé – Togo, de 25 a 29 de Outubro, o encontro anual do Comité de Pilotagem do Projeto regional EGALE-AO e visa reforçar a capacidade dos parceiros, favorecer o intercambio para a inclusão das mulheres na agroecologia, analisar os avanços e resultados do projeto após de um ano de implementação.
Esta é uma iniciativa da ONG canadiana Inter Pares e cinco organizações regionais de Burkina Faso, Senegal, Guiné-Bissau, Togo e Costa de Marfim que trabalham em parceria com vista a melhorar o poder político e económico coletivo e individual das mulheres.
Nos dois primeiros dias de trabalho, os parceiros apresentaram sua experiência de acompanhamento das mulheres nas temáticas de agroecologia e género. A Tiniguena apresentou um estudo de caso sobre a “liderança e influência das mulheres nas associações comunitárias”. Este estudo pretende explorar o que muitas vezes não se percebe, a apropriação da gestão e poder de decisão por parte dos homens, que pertencem às associações de mulheres, que supostamente deveriam apenas dar apoio na gestão dessas estruturas, mas que muitas das vezes adotam comportamentos que não coadunam com interesses das mulheres, nem as beneficia e as suas organizações.
O encontro contou também com uma visita ao terreno à comunidade togolesa de Amou 3, uma das beneficiarias do projeto, implementado localmente pela INADES-Formation. Os trabalhos prosseguem, centrando-se na análise dos estudos sobre a Avaliação de Segurança de Sementes nas comunidades dos países de implementação do projeto.
De salientar que a Tiniguena é representada neste encontro pelo membro da direção Erikson Mendonça e assistente de género do projeto Wilma Quadé.