
Duas empreendedoras Guineense participaram no Lançamento do Laboratório Lusófono da Fundação para a Inovação da Democracia em Moçambique, uma iniciativa do centro de Pesquisa em Políticas Públicas e Cultura, Kaleidoscopio baseado em Moçambique.
As empresarias, Emília Batista Taborda Gomes proprietária gerente do “Pretinha Santy” e Sunira Gomes proprietária e gerente do “Delícias de Nanghai”, envolvidas no projeto “Mulheres Empreendedoras do PALOP”, em parceria com a Tiniguena e ACEP, foram convidadas a participar numa reflexão sobre a democracia substantiva e novas formas de participação cívica, com foco especial na economia criativa e na inclusão de mulheres empreendedoras dos PALOP´s, em Maputo.
O intercâmbio contou com diferentes atores da sociedade civil, investigadoras, artistas, empreendedoras, ativistas, organizações da sociedade civil e decisores públicos de Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.
As participantes testemunharam também o lançamento da Lusophone Lab, uma antena da Innovation Foundation for Democracy, dedicada à promoção da inovação democrática, do empreendedorismo criativo e da reflexão crítica sobre os caminhos de desenvolvimento nos países africanos falantes da língua portuguesa, passando também a integrar essa plataforma, como representantes da Guiné-Bissau.
Conheça as empreendedoras:
Emília Batista Taborda Gomes Proprietária do empreendimento chamado “Pretinha Santy”, ligada a produtos naturais e gastronomia guineense. Criou a sua empresa em 2017, faz transformação de Caju em sumo, vinho, cana, licores, compotas, bolachas, doces, frutas cristalizadas e chás de plantas medicinais. Possuem duas lojas, uma no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira e outra no Mercado Artesanal. Tem feito a produção na sua própria casa e com poucos meios logísticos o que acaba limitando a quantia da produção. Está a construir a sua fábrica e ao mesmo tempo laboratório batizado com o nome de “Utepe”. Para além da gastronomia, Emília possui um pequeno atelier de costura, onde trabalha com um ciclo de encomendas muito fechado.
Sunira Gomes enveredou pelo mundo do empreendedorismo há anos tendo criado a “Delícias de Nanghai” que presta serviço de Confeitaria, pastelaria e restauração desde 2017, faz bolos artesanais com produtos naturais, promoção de eventos (festas e buffet), bolachas à base dos produtos naturais locais e comidas típicas guineenses. Ainda faz a transformação e conservação dos produtos (frutas e legumes), presta serviço de consultoria na área de transformação e conservação dos produtos naturais das cooperativas e organizações de mulheres nas regiões. Possui duas cantinas, uma é escolar. Os seus produtos podem ser encontrados em diferentes estabelecimentos comerciais na capital Bissau.