
No quadro do Projeto Simentera os agricultores afetos às unidades de produção de Calaque, Cabedu e Djabada-Porto realizaram a sensibilização sobre economia solidária e o consumo dos produtos locais com o objetivo de incentivar o consumo de produtos locais, fortalecer a economia das suas comunidades e inspirar a adesão dos agrupamentos e associações para a produção e comercialização coletiva e voluntária.
O evento decorreu este final de semana na feira popular- “Lumu” de Bula, onde os associados levaram seus produtos nomeadamente: peixe bagre fumado produzido em Djabada-Porto, região de Quinará, Óleo de Palma de Cabedu e diferentes variedades de arroz produzidas em Calaque região de Tombali. Aproveitaram também para estabelecer contactos com outros produtores e vendedores e apresentarem os processos de produção dos seus produtos.
De acordo com a Assistente do Projeto, esta experiência pretende capacitar as intervenientes ligadas ao setor agrícola e produtivo sobre a economia solidária de forma a melhorar as suas produções e criar um espírito de interajuda entre os agricultores.
A Simentera é um projeto financiado pelo Instituto Camões e implementado em parceria com o Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral (CIDAC), visa incentivar e aumentar o consumo de "Produtos da Terra", por meio do fortalecimento e dinamização da ação coletiva das comunidades de produtoras e das organizações da sociedade civil.
Abrange 4 UPs distribuídas em 3 regiões Sul do país: Tombali, a UP de Calaque focada na produção de variedades nacionais de arroz e a UP de Cabedo, focada na produção de óleo de palma. Em Bolama Bijagós, a UP de Berculom é focada na produção de Citi malgós. E em Quinara a Unidade de transformação de Djabada-Porto focada na fumagem de peixe (Bagre).