Intercâmbio rural une mulheres em debate sobre agroecologia e economia solidária De 12 a 15 de dezembro de 2023, os projetos ACF-AO, EGALE-AO e Simentera uniram forças para dar a 37 produtoras rurais a oportunidade de participar de um intercâmbio agroecológico em Bissau.
Estas mulheres vieram das regiões de Bafatá, Bolama-Bijagós, Oio, Quínara e Tombali para participar de atividades que visavam criar um espaço de sinergia e concertação entre pares e garantir momentos de reflexão e delineamento de estratégias para a dinamização do setor de produção agrícola e pecuária.
A primeira atividade feita foi uma visita guiada pelas Lavradoras Líderes (agricultoras treinadas em produção agroecológica pela ONG ESSOR) aos campos de produção agroecológica na Granja de Pessubé, onde se mostraram às visitantes canteiros, culturas e técnicas usadas para fertilizar o solo e combater pragas sem usar agrotóxicos. As visitantes puderam ver a feira da Granja e discutir com as Lavradoras Líderes sobre o que tinham visto nas hortas, esclarecer dúvidas e comparar experiências de produção rural.O intercâmbio teve um dia de debate sobre cooperativismo, lideranças femininas, e economia solidária. Estes debates foram guiados, respetivamente, por Leandro Pinto Jr. (da Cooperativa Agropecuária de Jovens Quadros – COAJOQ), Augusta Henriques (da Tiniguena), e Neusa Tambá (da Tiniguena). Os convidados partilharam com as mulheres as suas vivências nas respetivas organizações e áreas de trabalho, deram conselhos para boas práticas no futuro e moderaram a discussão de cada um dos temas. As participantes contribuíram ativamente para a conversa partilhando as suas próprias experiências e opiniões.O último dia de atividades começou na Feira Agroecológica de Natal do Centro Cultural Franco Bissau Guineense.
Nesta feira, as mulheres viram produtos expostos por outros produtores. Estes produtos serviram de exemplo às mulheres de como poderiam diversificar, dar valor e comercializar a sua própria produção. O intercâmbio das mulheres rurais terminou com uma sessão de djumbai sobre os conhecimentos adquiridos e análise dos resultados: a promoção entre pares de técnicas agroecológicas resilientes ao clima e o reforço das capacidades associativas das organizações e redes de mulheres rurais através da partilha de experiências entre os participantes e as Lavradoras Líderes. Após esse intercâmbio +cada uma regressou à sua região de origem, com o compromisso de partilhar com a comunidade as suas aprendizagens.