VISÃO & MISSÃO

VISÃO

Uma terra rica em recursos naturais e culturais para o bem-estar das gerações presentes e futuras

No coração da visão da Tiniguena está um futuro onde todos os cidadãos possam desfrutar de um bem-estar e de condições de plena realização. Nesta visão, o futuro assenta sobre a certeza de que o rico potencial natural e cultural existente no país deve ser conservado e valorizado para trazer mudanças satisfatórias e duradouras. Tiniguena tornou-se numa referência incontornável para essa visão de desenvolvimento na Guiné-Bissau (tanto para os seus parceiros de base como para outras ONGs e decisores) e no exterior.

missaosX
missaosX

MISSÃO

Promover um desenvolvimento participativo e durável, baseado na conservação dos recursos naturais e culturais e no exercício da cidadania

Por desenvolvimento participativo e durável, a Tiniguena põem o acento sobre a noção de durabilidade que inclui a durabilidade económica, ambiental, social e cultural. O desenvolvimento participativo significa que as populações diretamente envolvidas nas ações de desenvolvimento são ao mesmo tempo beneficiárias, alvos e atores desses processos. Concretamente, os seus parceiros da base estão engajados em processos contínuos de discussão, de debate e diálogo com a Tiniguena para a definição das prioridades das intervenções. Esses processos incluem a planificação, o seguimento e a avaliação das intervenções.

No centro do conceito de desenvolvimento participativo e durável está igualmente a prioridade acordada aos jovens e às mulheres. A Tiniguena considera que a sua visão de futuro deve necessariamente incluir uma prioridade a ser dada aos jovens, que serão chamados a jogar um papel de líderes na Guiné-Bissau de amanhã. Da mesma forma, as mulheres, consideradas como cidadãs de pleno direito, são as principais atrizes de desenvolvimento nas comunidades da base. São as mulheres que asseguram a sobrevivência das famílias e das comunidades, mas, paradoxalmente, elas estão frequentemente excluídas das tomadas de decisões. Como as mulheres jogam um papel determinante na salvaguarda do património natural e cultural da Guiné-Bissau, a Tiniguena considera importante reforçar as suas capacidades para que sejam portadoras de mudanças duradouras para o futuro.

Por conservação de recursos naturais e culturais, Tiniguena entende que a conservação é um processo dinâmico que inclui as populações na utilização e na gestão durável, equitativa, equilibrada e sã dos recursos e dos meios de subsistência. A conservação baseia-se numa gestão dos recursos locais e mundiais para o benefício de todos e das gerações vindouras. Os seres humanos têm o direito de utilizar o seu ambiente para se desenvolverem e satisfazerem as suas necessidades, mas devem cuidar dele para que todos possam dele desfrutar.

A conservação dos recursos naturais não se faz fora dos saberes e dos conhecimentos ancestrais que passaram de geração em geração através da cultura. A Guiné-Bissau possui um rico património natural e cultural que permite às comunidades viver em meios que oferecem uma diversidade múltipla. A conservação dos recursos naturais engloba, portanto, a promoção e a salvaguarda da diversidade (biodiversidade e diversidade cultural), encorajando, ao mesmo tempo, a inovação para o desenvolvimento e a criação de conhecimentos e práticas suscetíveis de melhorar as ações de conservação.

Por exercício da cidadania, Tiniguena entende que todos os cidadãos têm o direito a uma qualidade de vida que vai para além do simples direito de satisfazer as suas necessidades humanas fundamentais (alimentação, saúde, educação, habitação). É o direito que assiste a todos os cidadãos de se realizar, de participar plenamente na vida da sua sociedade livre e equitativa, de resistir à opressão, de promover um desenvolvimento para o bem comum do conjunto dos cidadãos, de viver em paz e de promover a justiça. Os cidadãos têm a responsabilidade de exigir do seu governo que ele governe de forma a preservar o património comum para as gerações futuras e os cidadãos têm a responsabilidade de tornar os seus governantes (eleitos democraticamente) imputáveis perante os seus cidadãos.

Para a Tiniguena, a promoção do desenvolvimento participativo e durável é, portanto, baseado no exercício da cidadania ativa e livre, que age para o bem comum no seu todo.

missaosX

VALORES E PRINCÍPIOS

A Tiniguena considera que as suas acções e organização interna são baseadas em certos grandes valores universais que são partilhados pelos seus parceiros, seus membros e seu pessoal. Esses valores servem para situá-la como organização da sociedade civil guineense que luta por ideais de sociedade ligados a esses valores.

Solidariedade (entre os povos, entre as organizações parceiras e entre as comunidades)

Justiça social (inclui a igualdade dos cidadãos perante os direitos cívicos e políticos, a distribuição equitativa dos recursos, o acesso às necessidades humanas básicas para todos e o direito ao desenvolvimento)

Equidade (entre os homens e as mulheres, entre os jovens e os mais velhos, entre diferentes grupos sociais e étnicos...)

Honestidade (das pessoas e das organizações)
Transparência (na gestão, nas relações com as populações e com os parceiros)

Tolerância (respeito pelas diferenças étnicas, religiosas, raciais; promoção da diversidade)

Paz (resolução pacífica de conflitos, não violência, coexistência pacífica) Esperança (num futuro melhor para as populações, o país, e a salvaguarda do património natural e cultural)

Princípios
Os valores partilhados pela Tiniguena servem também para formular os princípios sobre os quais se baseiam a sua organização e as suas acções. Esses princípios devem ajudar-lhe a formular estratégias, políticas e procedimentos e devem igualmente orientar o seu engajamento junto aos seus parceiros. Os princípios retidos pela Tiniguena são os seguintes:

  1. 1)  Gerir as suas finanças e a sua organização de forma transparente e honesta
  2. 2)  Adoptar comportamentos e uma ética profissional
    1. 3)  Favorecer um meio de trabalho onde vigora o rigor
    2. 4)  Encorajar o trabalho em equipe
    3. 5)  Promover a inovação e a criatividade, valorizando a riqueza cultural
    4. 6)  Manter um distanciamento institucional em relação aos partidos políticos
    5. 7)  Promover a participação das mulheres e dos jovens
    6. 8)  Promover a participação dos parceiros da base
    7. 9)  Favorecer a autonomia e responsabilização dos parceiros
    8. 10)  Encorajar o desenvolvimento das capacidades individuais e colectivas
    9. 11)  Investir no futuro através das acções de conservação e de formação dos jovens
    10. 12)  Encorajar a reflexão e os debates
    11. 13)  Assegurar um ambiente de trabalho são e propício à eficácia.

    Adoptado na reunião da Direcção da Tiniguena de Fevereiro 2010

Scroll to Top