PENSAMENTO DO ANO

TINIGUENA - ESTA TERRA É NOSSA!

Ano 2021

Mensagem do diretor

Em 2020 a Tiniguena iniciou os preparos para a celebração dos seus trinta anos de existência!

A nossa visão institucional visou ao longo dos tempos introduzir na sociedade guineense abordagens e soluções baseadas na natureza e na cultura no centro da agenda pública da construção do bem-estar. Nessa perspetiva, fomos capazes de imaginar a sustentabilidade através da conservação de espaços, patrimónios naturais e culturais enquanto sustentáculo da nossa própria identidade organizacional. São elementos que refletem quer nos processos educativos, produtivos, económicos, sociais e políticos, mas sobretudo na vida das comunidades.

Iniciamos processos de sistematização da nossa experiência na gestão das áreas protegidas, de educação ambiental para a cidadania e da produção popular. Vimos as nossas intervenções serem reconhecidas ao nível regional (agroecologia - projeto Anos ku ten Tera!) e internacional (AMPC Urok – prémio Equador das Nações Unidas para o Ambiente), constituindo assim elementos portadoras de esperanças. Ao mesmo tempo, lançamos novas temáticas no quadro do nosso trabalho: monitorização das eleições, de políticas públicas e dos recursos naturais, abordagem de “peacebuilding” a partir da condição das mulheres rurais.

Embora num contexto difícil e de incerteza despoletada pela pandemia de Covid-19, iniciámos o processo do redesenho da nossa intervenção institucional e estratégica enquanto uma oportunidade para enfrentar os desafios atuais e relançar o nosso imaginário sobre que sociedade pretendemos ter e para qual devemos estar mobilizados para influenciar a sua transformação.

O nosso compromisso visa encorajar e subsidiar a mobilização social da sociedade para regenerar o espírito da construção de uma sociedade de bem-estar, pacífica e próspera, capaz de proteger nosso futuro comum através da conservação do ambiente.

 

Miguel de Barros
Diretor Executivo

 

Arquivos

Através desta memória, pode ver as cartas anteriores.

Oops!! Nada arquivado aqui. 

Oops!! Nada arquivado aqui. 

Oops!! Nada arquivado aqui. 

Scroll to Top