PENSAMENTO DO ANO
TINIGUENA - ESTA TERRA É NOSSA!
Ano 2021
Mensagem do diretor
Em 2020 a Tiniguena iniciou os preparos para a celebração dos seus trinta anos de existência!
A nossa visão institucional visou ao longo dos tempos introduzir na sociedade guineense abordagens e soluções baseadas na natureza e na cultura no centro da agenda pública da construção do bem-estar. Nessa perspetiva, fomos capazes de imaginar a sustentabilidade através da conservação de espaços, patrimónios naturais e culturais enquanto sustentáculo da nossa própria identidade organizacional. São elementos que refletem quer nos processos educativos, produtivos, económicos, sociais e políticos, mas sobretudo na vida das comunidades.
Iniciamos processos de sistematização da nossa experiência na gestão das áreas protegidas, de educação ambiental para a cidadania e da produção popular. Vimos as nossas intervenções serem reconhecidas ao nível regional (agroecologia - projeto Anos ku ten Tera!) e internacional (AMPC Urok – prémio Equador das Nações Unidas para o Ambiente), constituindo assim elementos portadoras de esperanças. Ao mesmo tempo, lançamos novas temáticas no quadro do nosso trabalho: monitorização das eleições, de políticas públicas e dos recursos naturais, abordagem de “peacebuilding” a partir da condição das mulheres rurais.
Embora num contexto difícil e de incerteza despoletada pela pandemia de Covid-19, iniciámos o processo do redesenho da nossa intervenção institucional e estratégica enquanto uma oportunidade para enfrentar os desafios atuais e relançar o nosso imaginário sobre que sociedade pretendemos ter e para qual devemos estar mobilizados para influenciar a sua transformação.
O nosso compromisso visa encorajar e subsidiar a mobilização social da sociedade para regenerar o espírito da construção de uma sociedade de bem-estar, pacífica e próspera, capaz de proteger nosso futuro comum através da conservação do ambiente.
Miguel de Barros
Diretor Executivo
Oops!! Nada arquivado aqui.
Oops!! Nada arquivado aqui.
Oops!! Nada arquivado aqui.