No quadro da implementação do Projeto EGALE-AO ,a Tiniguena promoveu workshop de reforço de capacidade às organizações e redes das mulheres produtoras nas comunidades de Madina Sara, Região de Bafatá e àscomunidades de Gã Mamudo, Simbor, Bribam e Pantufazinho, da região de Oio.
Durante três dias em cada comunidade, foram abordadas questões ligadas à construção e adequação de propostas estatutárias e à gestão organizacional para a escritura pública das respetivas estruturas associativas.
Num ambiente participativo e inclusivo, as sessões foram dinamizadas por um jurista, com o acompanhamento dosresponsáveis de gênero e equidade da Tiniguena. Em cada comunidade participaram cerca de 70 pessoas, associadas às associações comunitárias, entre quais, na sua grande maioria são mulheres e raparigas produtoras.
Os associados conseguiram rever os instrumentos de gestão das quatro associações, aprovar os estatutos e atas de acordo com os padrões exigidos para a sua escritura e realizar a assembleia constituinte.
Para além dessas quatros comunidades, Madina Sara, Gã Mamudo, Simbor, Bribam e Pantufazinho, atividade do reforço das organizações abrange mais quatro comunidades, totalizando 8 comunidades.
Financiado pelo governo canadiano em parceria com a ONG Feminista, Inter Pares, o projeto EGALE-AO visa “Reforçar a Igualdade de Género, através da Agroecologia Liderada por Mulheres na África Ocidental.