A Tiniguena acompanhou (18 e 19 de dezembro) as atividades nas unidades de Produção e Transformação dos Produtos Locais, nas regiões do sul (Quinara e Tombali) do país, com vista a coordenar os novos mecanismos de atuação que fortaleçam e dinamizem as produções locais.No âmbito da implementação do projeto de promoção da soberania alimentar e valorização da agricultura familiar na Guiné-Bissau-Simentera, foram visitadas e seguidas as seguintes Unidades: a de produção de óleo de palma em Cabedu, a detransformação de arroz em Calaque na região de Tombali, a de fumagem de peixe em Djabada Porto na região de Quinara.
Para melhor compreender o funcionamento e a gerência dos recursos materiais e financeiros disponibilizados pelo projeto, a equipa reuniu-se com as comunidades, especialmente com as equipas de gestão, as associações e federações femininas, as autoridades tradicionais dessas localidades. Foram discutidos com as mesmas os temas relacionados com o funcionamento das UP`s, através de uma abordagem simples de conversas, questionamentos e explicações entre a equipa da Simentera e os membros das UP`S.
De acordo com a Assistente do Projecto, a observação permitiu fazer diferentes avaliações sobre o estado dasinfraestruturas das unidades, que precisam de intervenção para evitar sua deterioração.
A equipa ainda visitou as bolanhas reabilitadas na comunidade de Calaque Nalu e Calaque Balanta, no âmbito do projecto RESILIÊNCIA implementado em parceria com o Programa Alimentar Mundial (PAM) em 2021 que beneficiava, na altura, 360 pessoas, sendo o sexo feminino maioritário (210 beneficiarias diretas). Após a reabilitação o número de beneficiários subiu para 392 e na sua primeira experiência de produção conseguiu produzir 8 toneladas mais 316 quilogramas. Aprodução deste ano é estimada em mais uma tonelada.
A Simentera é um projeto financiado pelo Instituto Camões e implementado em parceria com o Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral (CIDAC), com o objetivo de aumentar o consumo de “Produtos da Terra”, por meio do fortalecimento e dinamização da ação coletiva das comunidades de produtoras e das organizações da sociedade civil. Abrange4 UPs distribuídas em 3 regiões Sul do país: em Tombali, a UP de Calaque focada na produção de variedades nacionais de arroz e a UP de Cabedo, focada na produção de óleo de palma. Em Bolama Bijagós, a UP de Berculom focada na produção de citi malgós. E em Quinara a Unidade de transformação de Djabada-Porto focada na fumagem de peixe (Bagre).